D.A.E & Bombeiros

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

D.A.E & Bombeiros

Mensagem  tasmortagua em Qui 10 Abr 2008 - 1:03

Boas...

Apesar de alguns corpos de Bombeiros terem adequirido D.A.E., o INEM não autoriza que este equipamento faça parte do mapa de carga das ambulâncias, alegando que que este aparelho é uma arma e por isso tem que haver uma grande fiscalização sobre quem a utiliza, o que não acontece nos corpos de Bombeiros.

Sabendo que o DAE pode reverter algumas situações de PCR, qual a vossa opinião sobre esse assunto?

tasmortagua
Admin

Ver perfil do usuário http://tasmortagua.forumeiros.com

sou apolugista

Mensagem  pedro loureiro em Qui 10 Abr 2008 - 3:03

Na minha opinião sou a favor que nós bombeiros se tivermos o DAE, k façamos uso dele...mas o mal é que ainda veem portugal como um país de atrasados, pk nos outros países, em cada "tasco" existe um DAE...

pedro loureiro

Ver perfil do usuário

DAE VS Bombeiros Voluntários

Mensagem  sialmeida em Qui 10 Abr 2008 - 19:29

boas,

na minha opinião julgo que o DAE não deve constar do mapa de carga de uma ambulância, por uma simples razão, os bombeiros que temos são voluntários não profissionais(não falo em contractos).

Os bombeiros atravessam uma fase difícil em que é preciso rever atitudes, responsabilidades, formação, tudo o que nos obrigue a sermos empenhados e profissionais. Eu sei que há muitos voluntários profissionais no seu trabalho, que se empenham e se formam para poderem prestar um socorro eficaz, mas isso continua a ser uma minoria e ainda por cima mal vista.

Eu concordo com o DAE nos bombeiros mas numa fase posterior, porque para já faltam coisas mais importantes. A FORMAÇÂO do pessoal...ainda há bombeiros que não sabem utilizar um colar cervical, um plano duro, fazer um rolamento e levantamento, não sabem fazer teste de glicémia, não sabem fazer uma avaliação correcta...como é que podemos colocar DAE na ambulância?!?!!? não me parece que a estrutura de base que temos esteja preparada para isso.

É triste ver as coisas assim mas é real...sempre achei que se deve começar por baixo, quem não tem bases não vai evoluir no caminho certo.

sialmeida

Ver perfil do usuário

Re: D.A.E & Bombeiros

Mensagem  ADias em Sab 12 Abr 2008 - 16:39

Pois é verdade... Realmente nos outros países há um DAE em cada tasco!! A única diferença é que nesses mesmos países qualquer civil tem formação, desde tenra idade, em como utilizar um DAE, um extintor, etc. E cá em Portugal??? É bom pensar nisso... Antes de colocar um DAE numa corporação de bombeiros, em primeiro deve formar-se TODOS os bombeiros (nas corporações que há DAE's quantos bombeiros têm formação para operar um DAE?!?!?!); têm que ter um médico responsável, têm que ter auditorias... Isso é feito???? Acho que não se deve andar com a "carroça á frente dos bois". Primeiro formação depois pensar em algo mais!! Lembrem-se que a vida de uma pessoa não é nenhuma brincadeira!! E não é com um curso que se tira por 50/75 euros que se vai saber operar um DAE porque para isso é necessário formação continua... Devemos ter calma... Porque primeiro tem que haver FORMAÇÃO FORMAÇÃO E MAIS FORMAÇÃO....
Não quero ofender ninguém, simplesmente é a minha opinião!! Sou bombeira, tenho muito orgulho em sê-lo mas acho que apesar de em termos de formação já estarmos com um nível razoável acho que ainda é preciso mais, muito mais. E convencermo-nos de uma vez por todas que um Bombeiro tem que ter Conhecimentos (práticos e teóricos) e Experiência.. O BOMBEIRO TEM QUE SABER PARA SERVIR...

ADias

Ver perfil do usuário

bem

Mensagem  pedro loureiro em Dom 13 Abr 2008 - 1:39

bem parece que o k disse foi mal entendido mas eu esclareço...claro que n se vai colocar um DAE numa ambulancia dos bombeiros sem se ter formação pra tal...como é óbvio...o que queria dizer era que sou apolugista disso, desde que exista pessoal qualificado pra tal..

pedro loureiro

Ver perfil do usuário

Mensagem  ADias em Seg 14 Abr 2008 - 18:14

Não, Pedro eu n te entendi mal, simplesmente falei pq sabes tão bem quanto eu k há corporações com DAE e bombeiros formados são mt poucos!! Acho k primeiro tem k haver formação e mais formação... Depois sim pensar nisso!

ADias

Ver perfil do usuário

Mensagem  EAT em Ter 15 Abr 2008 - 0:50

Bem, eu acho, só acho, que o Dias tem razão...

Mas é só uma opinião...é muito natural que o Bombeiral tenha outro tipo de ponto de vista, a começar pelo presidente da Liga...

EAT

Ver perfil do usuário

bem

Mensagem  pedro loureiro em Ter 15 Abr 2008 - 15:06

eu sei k ha corporaçoes formados pra tal...mas diz-me se se justifica estar por exemplo a formar 20 bombeiros em DAE e só depois comprar o DAE...???chama-se a isto rentabilizar o pessoal, se so existirem 5 formados em DAE pk não utilizá-lo???n é esperar k venham mais 10 ou 15 formados pra se poder utilizar...
Isto dos DAE's são birrices do INEM, so eles é k podem utiliza-lo, so eles dão a formação, etc etc etc, só eles so eles so eles... e é por isso que nunca saímos da cepa torta, continuamos a ser o país de otários, dos analfabetos, e os bombeiros continuam os coitadinhos que so servem para apagar fogos e mal...nunca ninguem (INEM) louvou os bombeiros por um trabalho feito em condiçoes...agora se errararmos estamos completamente f...

pedro loureiro

Ver perfil do usuário

Moderação do tópico

Mensagem  tasmortagua em Ter 15 Abr 2008 - 20:11

Venho pedir-vos alguma contenção nas expressões e vocábulos utilizados por favor.

Até porque pelo que li todos concordam com a utilização dos DAE, contudo apenas ao dispôr de pessoal formado.

Tenham em atenção que cada um fala consoante a experiência que tem em cada quartel e por isso as realidades podem ser diferentes e assim gerarem opiniões diferentes.

Obrigada a todos pela vossa participação.

Última edição por tasmortagua em Qua 16 Abr 2008 - 11:31, editado 1 vez(es)

tasmortagua
Admin

Mensagem  ADias em Qua 16 Abr 2008 - 1:07

tao mal k falas do INEM pq tiraste o TAS lá??? porque concorreste para a SBV de Viseu??? o INEM nunca louvou os bombeiros??? Será??? Se calhar estás equivocado..

e tal como o tasmortagua disse, eu concordava com o DAE nas corporações de bombeiros desde que houve equipa médica responsável, auditorias, pessoal formado, etc

não havendo não concordo que haja meia duzia de bombeiros formados e se utilize o DAE. o DAE pode ser uma bomba quando mal utilizado.. É um risco tanto para a vitima como para os socorristas!! Temos que pensar muito bem antes de dar um passo bem grande!! e já k somos um pais de otarios e analfabetos o k fazes cá ainda??? quem tá mal muda-se... n podemos querer tudo de uma só vez, temos que saber lutar para atingir os nossos objectivos!! Se queremos o DAE nas corporações de bombeiros porque não fundamentar as nossas razões e lutar por isso???

ADias

Ver perfil do usuário

enfim..

Mensagem  pedro loureiro em Qua 16 Abr 2008 - 4:31

Caro Dias ou cara Dias....é assim, 1º se não percebes o que eu escrevo tb não vou perder tempo em explicar-te...2º o que eu faço ou deixo de fazer não é para aqui chamado ( por falares assim deves-me conhecer de algum lado concerteza)...3º quem te disse a ti k não ha Médicos no meu CB que assumam as auditorias juntamente com outras entidades???? ( n cuspas para o ar)....4º eu quando falei em de um país de otários e leigos falei por o que é a realidade, e sabes bem disso, n fui eu k inventei esses comentários, outras pessoas o dizem...5º eu não falei mal do INEM, apenas fiz alguns reparos que profissionais do mesmo já fizeram ( visses o pros e contras na RTP )....6º e para finalizar, aprende a ler nas entrelinhas......e és grande

pedro loureiro

Ver perfil do usuário

faltou esta

Mensagem  pedro loureiro em Qua 16 Abr 2008 - 4:32

e quem disse que não ha pessoas a lutar por isso???nunca se deve falar sem saber...

pedro loureiro

Ver perfil do usuário

Moderação no Tópico

Mensagem  tasmortagua em Qua 16 Abr 2008 - 11:30

caros amigos,

vamos lá a ter calma e focar-nos essencialmente no tópico.

Agradeço que não entrem em guerras pessoais. Todos aqui somos bombeiros, na maioria TAS se não mesmo todos. Lutamos todos pela mesma causa, o socorro e a sua evolução, por isso não se ataquem.

Se continuarem com o diálogo "aceso" os tópicos vão ter que ser apagados.

Voltemos ao que interessa.

Acham que o DAE é ou não uma mais valia no socorro? esta é a pergunta, vamos singir-nos a ela por favor.

Alguém me pode dizer quais são os Prós e contras da utilização do DAE? vamos seguir o tópico por este caminho por favor.

Obrigada desde já pela vossa atenção ao meu pedido.

Bons debates.

tasmortagua
Admin

D.A.E. Bom e vilão...

Mensagem  killer em Sex 18 Abr 2008 - 23:12

Boa tarde...

Parece que os animos ja aqueceram por aqui... talvez uma incorrecta utilização (do DAE) resulte nisto...lol
Uma churrascada...

Talvez seja melhor colocar um balde de água fria...e continuar a debater o que interessa...a utilização do bom e vilão DAE.
Infelizmente não sou TAS, sou apenas um TAT, a expirar este mes.. Sad

A formação neste material, é claro que é importante...também não se tem enfermeiros, ou médicos, ou mesmo TAS, TAT, TAE, sem haver formação para isso... É obvio, que havendo um DAE e pessoal qualificado, é o ideal, mas...quando mal utilizado MATA!

Sabemos também, que infelizmente, nas nossas corporações, existe pessoal que gosta de se exibir...e ter um DAE na mão pode ser uma arma.

Agora quanto aos prós e contras...

PRÓS
- Salvar vidas...lol...agora a sério...
- Reverter uma paragem cardio-respiratória (quando é necessário haver um estimulo para recomeçar o batimento cardiaco);
- Reverter uma fibrilhação para o ritmo normal;

CONTRAS
- É uma arma letal quando incorrectamente utilizado (pode causar arritmias ou fibrilhações e paragens cardiacas).

Se estiver errado, agradeço a correção...

Continuação do bom trabalho...

killer

Ver perfil do usuário

Mensagem  ADias em Sab 19 Abr 2008 - 4:03

Ora ai está Killer!! Concordo em 100 %!! Tudo o que disse é o que defendo!! Porque sabemos bem que há corporações que tem DAE e pessoal formado, muito pouco.. Se é vantajoso?? Obvio.. Mas primeiro formação

ADias

Ver perfil do usuário

dae

Mensagem  vitinho_bvvpa em Sex 3 Out 2008 - 17:49

na minha opiniao quantos mais armas dares a um bom guerreiro melhor ele ira lutar. dae para bombeiros sim e sim. dae é uma arma letal mais nas maos certas pode salvar vidas. concordo se me disserem que existe maus profissionais nos bombeiros e que a farda que envergam é so para parecerem supriores. mas existe muito bombeiro humilde que luta todos os dias para ter um melhor conhecimento e melhor fazerem o seu trabalho pois a emergencia pre-hospitalar é a funçao mais importante do nosso trabalho. muitos desses tat ou tas gostam do que fazem e tentam cada dia melhorar e saberem mais e mais.

vitinho_bvvpa

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: