Algoritmo SBV adulto

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Algoritmo SBV adulto

Mensagem  tasmortagua em Qui 6 Mar 2008 - 17:21

Todos nós aprendemos que o algoritmo deve ser sempre aplicado quando encontramos uma vitma em paragem Cárdio-Respiratória. Contudo surgem agora algumas dúvidas quanto ao SBV ser aplicado em todos os casos.

Se uns defendem que devemos tentar sempre, outros dizem que é preciso avaliar as condições em que vamos conseguir recuperar a vítima. Uma vez que o objectivo final das manobras de SBV é conseguir recuperar a vítima de forma a manter a sua qualidade de vida anterior à paragem.

Gostaria de ouvir aqui opiniões e experiências referentes a esta matéria, uma vez que quando chegamos ao local sem apoio da VMER, (o que acontece em maior parte do país) a decisão está nas mãos dos socorristas.

tasmortagua
Admin

Mensagens : 43
Data de inscrição : 06/03/2008
Localização : Mortágua

Ver perfil do usuário http://tasmortagua.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

visão

Mensagem  jota em Sex 7 Mar 2008 - 5:50

No ponto de vista, a reanimação depois dos 4 minutos da paragem, caso tenha sucesso , traz muitos problemas do foro mental e cerebral, podendo deixar uma pessoa num estado vegetativo, este é o meu ponto de vista, mas entrando no ponto legal, é como todos nós aprendemos, reanimar sempre , quando apanho paragens começo sempre manobras , contacto CODU e expomho toda a situação, e o que acontece?como Mortágua é longe de coimbra nunca me enviam a vmer , o que fazemos?vamos a fazer manobras dentro da ambulância até ao centro de saúde, só kem nunca fez manobras dentro de uma ambulância em movimento é que não sabe como complicado e por vezes incorrecta a tecnica é!Isto tudo para não falar que sem desfibrilhador e farmacos é quase impossivel reverter uma situação de paragem, a não ser que seja do foro respiratório.Eu sou apologistas dos DAE serem como os extintores, estarem por toda a parte; como isso também ja é axagero, pelo menos em todas as ambulâncias e formar pessoal(é pena que em alguns locais prestadores de socorro a formação em saúde seja para 3º e 4º plano), sim porque em muitas corporações os fogos são mais importantes, apesar de so haver 3 meses num verão , as árvorescoitadinhas gritam e sofrem, agora a saúde que consiste em 365 dias por ano.......)era só um pequeno aparte que me revolta na situação em que está o nosso país.Voltando á reanimação, acham que é correcto fazer RCP em vitimas que já estejam em rigidez cadavérica com midriase bassa , isto não é nenhuma indirecta, juro.É uma dúvida que eu mesmo me coloco as vezes e tenho a minha opinião mas queria ouvir outras.
aquele abraço
avatar
jota

Mensagens : 7
Data de inscrição : 07/03/2008
Idade : 35
Localização : Mortágua

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Decisão difícil

Mensagem  sialmeida em Sab 8 Mar 2008 - 14:19

Pois é Jota, do ponto de vista legal todos nós sabemos que temos que reanimar sempre. Acionar o CODU e ouvir do outro lado "Transportem para o SAP em manobras" é o costume. Mas nós não podemos fazer mais nada mesmo...VMER a meia hora de distância, não vêm cá fazer nada.

Por outro lado, alguém me perguntou um dia...se os sinais são evidentes porque profanar o corpo? não conseguem fazer mais nada mesmo.

Qualquer um de nós sabe que uma vítima em paragem à mais de 15 minutos(tempo médio de chegada da ambulância ao local), em manobras para o Centro de Saúde é uma vítima irrecuperável. Como tu bem dizes, só quem nunca o fez é que não percebe o quão difícil é sequer mantermo-nos de pé dentro da ambulância.

Há pouco tempo surgiu esta polémica nos telejornais e ouvi uma médica do INEM dizer que é uma decisão de cada um, difícil, porque nós queremos sempre saber que fizemos tudo e temos sempre a família a pressionar-nos. Mas que por outro lado estar a fazer manobras numa vítima quando sabemos que é irrecuperável é difícil para o socorrista, porque sabemos que estamos a lutar por nada, sabemos que o nosso esforço é escusado.

Há uma decisão que tomo sempre, retirar todas as pessoas do local quando iniciamos manobras, acho que é fundamental proteger os familiares e pessoas mais chegadas desta imagem. Pois qualquer pessoa, por menos que saiba sobre emergência pré-hospitalar percebe que a vítima está em paragem e para eles isso significa morte.

É difícil até para mim, se há coisa que me deixa triste é saber que estou a fazer manobras em vão, o saber que fui derrotada logo à partida deixa-me realmente triste.
Ainda hoje desvio o olhar quando vejo a mãe e o irmão da primeira vítima de paragem que assisti...

e pronto espero que em breve possamos ter uma rede de apoio melhor, que nos permita ter apoio médico em todas as situações necessárias ou se os bombeiros se profissionalizarem (entendam, se tornarem competentes) possamos ter nós próprios DAE's com pessoal formado para a sua utilização.

sialmeida

Mensagens : 14
Data de inscrição : 06/03/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Algoritmo SBV adulto

Mensagem  Santus em Qua 12 Mar 2008 - 1:33

E realmente muito frustrante darmos tudo o que temos para tenter inverter uma situação de paragem cárdiorespiratória. No entanto se no final recordarmos tudo o que fizemos e permanecemos de consciencia tranquila, estamos de parabens.

A minha opiniao é que mesmo quando nao acreditamos, devemos fazer todos os possiveis para ajudar a vitima. Talvez um dia sejamos premiados com um caso de sucesso...quem sabe

Quanto a um corpo em rigidez cadaverica, jota, a ultima vez que contactei o codu expondo um desses casos recebi a ordem de nao mexer no corpo e contactar as autoridades

Santus

Mensagens : 4
Data de inscrição : 11/03/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

ok

Mensagem  jota em Qui 13 Mar 2008 - 22:27

esclarecido, mas perguntei isto porque já por duas vezes que apanhei esta situação e me disseram para tranportar a simular manobras.
Já agora mais uma acha para a fogueira, como pode alguem trabalhar numa ambulancia, que não saiba fazer reanimação e mesmo tendo formação para isso, quando detecta uma paragem não procede as guide - lines,como pode alguem ser funcionário de uma casa que presta socorro.
akele abraço , o revolucionario, lol
avatar
jota

Mensagens : 7
Data de inscrição : 07/03/2008
Idade : 35
Localização : Mortágua

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Reanimação

Mensagem  TexugoResingao em Qui 13 Mar 2008 - 23:41

Boa Tarde,

Nos casos em que a vitima se apresenta cianosada, corpo frio, sinais evidentes de irrecuperabilidade, nesses casos não se procede ao SBV (E SAV muito menos, obviamente).

Essas manobras só conduziriam à deterioração do cadáver e à falsa esperança dos familiares (se estivessem presentes), pelo que é uma atitude a evitar.

Contudo, num indivíduo em paragem à 10 minutos, corpo quente, cianosado, dever-se-á sempre efectuar manobras de SBV até à chegada ao local de auxilio possuidor de DAE ou meios de SAV. Só assim se mantem a ciruculação, e ganha-se tempo. Embora raros, há alguns casos de recuperação.

Texugo Resingão

TexugoResingao

Mensagens : 3
Data de inscrição : 13/03/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Algoritmo SBV adulto

Mensagem  DAR em Sex 14 Mar 2008 - 2:44

boas!

Uma coisa é conseguir reverter uma situação de paragem começando SBV após 10min de paragem, outra coisa bem diferente é o estado em que essa pessoa vai ficar...
Para mim pior que a morte é o facto de uma pessoa ficar tipo "couve" numa cama de hospital a fazer sofrer...
Mas o que salva é o SAV, e onde está o SAV Question
Ora bem está nas VMER's, a 20min no minimo, ou no SAP(aqui está o problema e não a solução)...
E esse problema é o facto de ser inademicivel chegarmos a um SAP e independentemente de virmos de uma povoação longínqua ou do jardim do SAP, os profissionais de saude que ali trabalham não fazem ideia do que fazer numa situação de paragem, mesmo tendo todos os farmacos e aparelhos necessarios para trabalharem... Até entubar uma vitima é uma complicação e não é para todos...
É triste chegar-mos a um sitio onde deveria estar pessoal capaz de tentar reverter esta sitiuação e perceber que na maior parte dos casos nem SBV sabem fazer... Assim é facil de perceber porque é que fecham os SAP... Só lá estão para por soros e enviar doentes para o hospital central, e às vezes tarde e a más horas... isso faz uma SIV!

Aiiiiii, meu querido Portugal, cada vez mais gosto de viver aqui!!!! clown

Abraço
avatar
DAR

Mensagens : 6
Data de inscrição : 07/03/2008
Idade : 32

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

pelo menos tentámos

Mensagem  pedro loureiro em Seg 7 Abr 2008 - 20:54

concordo com o que o Santus disse, apesar de tudo ficamos de consciencia tranquila...
em relaçao ao SBV, segundo alguns entendidos, não reverte paragens excepto verificadas na hora....ou seja, serve apenas para pelo menos manter alguma circulação até à chegada do SAV...o SBV funciona com os 4 elos da cadeia de sobrevivencia ligados, sozinho não salva...mas sabemos muito bem que a ligação dos 4 elos em 100 casos acontece uma vez...
é vida caros amigos, e á a realidade do nosso país.

pedro loureiro

Mensagens : 11
Data de inscrição : 06/04/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Sucesso ou insucesso, eis a questão...

Mensagem  killer em Sab 19 Abr 2008 - 0:06

Boa noite.

Acho que vou começar por um pouco de anatomia... células cerebrais não regeneram, logo, uma paragem de 10 minutos, é o suficiente para, muito provavelmente, haver uma grande quantidade delas mortas (células), e por consequência, morte da vítima.
A falta de oxigenação e da circulação (sim, porque é esta que "leva" o oxigénio) ao cérebro, bem como aos orgãos, é o que provoca a necrose (morte celular).
Além do mais, se se conseguir reverter uma situação de paragem de 10 minutos, os sistemas já estão em falência, e deixa de ser apenas cerebral.

Como qualquer individuo, minimamente formado, é-lhe dito, que, no máximo tem-se 4 minutos para fazer reverter uma situação de paragem, já ficando a vítima com bastantes sequelas...

Não digo para não se reanimar, mas, pensem bem... morte ou estado "vegetativo"...é sempre uma decisão difícil...
Nas formações dizem sempre para reanimar... mas a decisão é sempre de quem se encontra no local...

Parabéns pra todos os socorristas... não é o que somos todos, mesmo sendo "apenas" meros bombeiros, ou TAT?

killer

Mensagens : 4
Data de inscrição : 07/03/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Algoritmo SBV adulto

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum