Gestos que Salvam IV: Obstrução da via aérea por corpo estranho

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Gestos que Salvam IV: Obstrução da via aérea por corpo estranho

Mensagem  P_Marques em Dom 8 Jul 2012 - 19:59

A obstrução da via aérea é uma emergência absoluta e se não for reconhecida e resolvida pode levar à morte em minutos. Hoje pretendemos dar-lhe a conhecer os tipos de obstrução que podem ocorrer e as formas de actuar para ajudar a vítima.



A obstrução da via aérea por corpo estranho ocorre habitualmente durante as refeições, quando se tentam engolir pedaços de comida grandes e mal mastigados. Os doentes idosos com problemas em engolir estão também em risco e por isso devem ser aconselhados a comer de forma cuidadosa. A obstrução da via aérea, sobretudo quando ocorre num local público, é frequentemente confundida com um ataque cardíaco.



Obstrução ligeira

Na obstrução ligeira o ar ainda consegue passar e a vítima começa por tossir, ainda consegue falar e pode fazer algum ruído ao respirar. Nestes casos, não deve interferir, deve apenas encorajar a vítima a tossir. Deve vigiar se a obstrução é ou não resolvida e se a tosse continua a ser eficaz. Se a tosse deixar de ser eficaz, e se a vítima começar a sentir mais dificuldade respiratória e a ficar arroxeada, é sinal de que a situação se está a agravar.



Obstrução grave

Na obstrução grave não existe passagem de ar na via aérea. A vítima não consegue falar, tossir ou respirar, nem emite qualquer ruído respiratório. Poderá demonstrar grande aflição e agarrar o pescoço com as duas mãos. É necessário actuar de imediato; se a obstrução não for resolvida, a vítima poderá ficar inconsciente e morrer.



Nestes casos, deve começar por tentar a desobstrução com a aplicação de pancadas nas costas (interescapulares) e, no caso de insucesso, tentar compressões abdominais (Manobra de Heimlich).



Pancadas interescapulares

1.Coloque-se ao lado e ligeiramente por detrás da vítima;
2.Suporte o corpo da vítima a nível do tórax com uma mão, mantendo-a inclinada para a frente, numa posição que permita que se um objecto for deslocado com as pancadas possa sair livremente pela boca;
3.Aplique pancadas com a base da outra mão, na parte superior das costas, ao meio, entre as omoplatas, isto é, na região interescapular;
4.Cada pancada deverá ser efectuada com a força adequada tendo como objectivo resolver a obstrução;
5.Após cada pancada deve verificar se a obstrução foi ou não resolvida, aplicando até 5 pancadas no total.

Se a obstrução não for resolvida com a aplicação das pancadas interescapulares, deve efectuar compressões abdominais.

Manobra de Heimlich

1.Coloque-se por trás da vítima e coloque os braços à sua volta, ao nível da cintura;
2.Feche uma das mãos em punho e coloque-a com o polegar encostado ao abdómen da vítima, na linha média um pouco acima do umbigo e bem afastada do apêndice xifóide;
3.Com a outra mão, agarre o punho da mão colocada anteriormente e puxe, com um movimento rápido e vigoroso, para dentro e para cima, na sua direcção;
4.Cada compressão deve ser um movimento claramente separado do anterior e efectuado com a intenção de resolver a obstrução;
5.Repita as compressões abdominais até 5 vezes, vigiando sempre se ocorre ou não resolução da obstrução e o estado de consciência da vítima.

Repita alternadamente 5 pancadas interescapulares e 5 compressões abdominais até à desobstrução ou até a vítima ficar inconsciente.



A manobra de Heimlich também pode ser executada pela própria vítima de obstrução da via aérea, caso se encontre sozinha. Para tal, deverá colocar uma mão em punho um pouco acima do umbigo e com a outra mão em cima da primeira comprimir para cima e para dentro com um movimento rápido. No caso de não obter sucesso poderá comprimir a porção superior do abdómen contra uma superfície rija, como por exemplo as costas de uma cadeira ou um varão de escadas.



Caso uma vítima com obstrução da via aérea fique inconsciente deve ampará-la até ao chão para que não se magoe. Ligue 112 e colabore com o Operador do INEM.


P_Marques

Mensagens : 2
Data de inscrição : 08/07/2012
Idade : 30
Localização : Oliveira do Bairro

Ver perfil do usuário http://www.bvobairro.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum