Emergência Pré-hospitalar
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acidentes com encarcerados

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Mensagem  tasmortagua Sex 7 Mar 2008 - 5:29

Em caso de acidente , por vezes há a dúvida do que deve sair primeiro, uma ambulância ou o VSAT?E porque razão alguns colegas não ouvem ou não atendem a pedidos dos TAS?afinal quem é o responsavel pelas vítimas no local do acidente?os mais velhos fazem questão de serem eles a mandar, será o correcto?deixo este tópico para debater-mos.

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acidentes com encarcerados Empty VSAT ou Ambulância

Mensagem  sialmeida Sáb 8 Mar 2008 - 12:33

Sem dúvida a ambulância, porque vão sempre dois ou três socorristas, porque tem todo o material necessário a uma intervenção rápida e todo o material de diagnóstico da vítima.

Muitas das vezes as janelas e pára-brisas partidos são um excelente acesso à vitima. Logo aqui o pessoal da ambulância pode abordar as vítimas pelo exterior, acalmá-las, fazer a triagem, aplicar tracção, oxigénio caso seja necessário, identificar vítimas em paragem, retirá-las e iniciar de imediato RCP.

Se o primeiro carro a chegar for o VSAT, sai apenas com um socorrista, que sozinho pouco faz num cenário multi-vítimas e o que é pior ainda, chega ao local sem material para trabalhar. O VSAT não tem oxigénio, não tem material de reanimação.

Obviamente que os socorristas da ambulância nunca devem trabalhar dentro do carro sem que este esteja estabilizado antes, porém julgo que a chegada do VSAT e ABSC é na maior parte dos casos practicamente simultânea.

Considero que devemos sair do quartel preparados para o pior cenário possível, pois só assim vamos estar preparados para tudo.

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acidentes com encarcerados Empty O Socorrista

Mensagem  DAR Ter 11 Mar 2008 - 14:44

oi...

tambem concordo que seja uma ambulancia a primeira viatura, mas tambem temos que realçar que os tripulantes dessa viatura nem sempre vão devidamente fardados com o equipamento de protecção individual que é indicado para este tipo de situações. Agora pegou a moda de de ir para qualquer sitação de roupa civil e um colete a "dizer" "BOMBEIROS". A falta de equipamento de protecção individual pode condicionar e muito a nossa atuação...

Quanto a desencarceramento é constituido por 6 elementos mas infelizmente só transporta material para 5...
Normalmente esta viatura é a segunda a sair, quando chega ao local, quase de certeza que ainda não estão todos os meios de necessarios para cada uma das vitimas. Sendo assim o socorrista do desencarceramento não pode abordar uma vitima correctamente. Um saco de primeira abordagen devidamente equipado pode fazer bastante diferença.

Pensem nisto. study
Abraço
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acidentes com encarcerados Empty ola companheiros

Mensagem  Santus Qua 12 Mar 2008 - 1:14

Amigo Sam, estou plenamente de acordo contigo... Um socorrista fardado "como manda a lei", esse sim pode se contar com ele sem medo de esse comprometer. Esses espertos dos coletes para alem de nao estarem ávontade a trabalhar podem complicar mais ainda a nossa tarefa, dando nos trabalho com eventuais ferimentos neles proprios. Ja para nao falar na bela imagem que mais uma vez dao aos bombeiros.
Quanto ao desencarceramento, concordo que deva ter um saco de primeira abordagem mas nao para sair antes de uma ambulancia.. A ambulancia para alem de ter material tem pelo menos 2 tripulantes. Em caso de multivitimas penso que seja mais vantajosa que o socorrista do desencarceramento com um saco de primeiros socorros. Nao quero no entanto dizer que este nao tenha um papel importante na medida em que pode e deve ser um apoio para a tripulação da ABSC.

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acidentes com encarcerados Empty caros colegas

Mensagem  jota Qui 13 Mar 2008 - 22:54

Vou ter de me defender, e como vão ver e vão pensar, não é a maneira mais correcta mas aki vai......
Em relação ao colete,têm razão a nivel de dar má imagem aos bombeiros, mas ela já é tão má e há coisas 10 vezes bem piores acreditem como todos sabem.Eu também já saí de colete ( errado ) eu sei, mas tava consciente que ía para uma subita, também é verdade k não sabia o k ía apanhar mas a respomsabilidade é minha,mas mais grave é o porquê de eu ir de colete, é o facto de ao fim de semana como todos sabem, só estar um condutor e um telefonista de serviço, facto k s arrasta aos anos e ninguem resolve, o condutor não estava e havia uma súbita, fui chamado via telefone para desenrascar a lacuna persistente e não tive a demorar mais a fardar-me,mas assumo o meu erro embora saiba de coisas bem piores.
Bem agora falando do tema, também acho bem k o primeiro a sair seja uma ambulancia, mas o ideal seria com 3 tripulantes, para o caso de multivitimas,e para o facto de se tiver de transportar alguem rapido pode sempre la ficar um tripulante,isto para não falar que é uma viatura muito mais rápida e como sabemos , num segundo salvamos uma vida, (nós , que sabemos o k faxemos; lol piada),só vejo um senãp que é no facto da viatura acidentada se incendiar, um instintor nem sempre serve.
No caso do VSAT,acho que deveria ter um saco de primeiros socorros, um plano duro , uma skup , um colete de extracção e um conjunto de colares.Só não percebo pk ainda nao está lá??????????????ou será que eu é k estou a ver mal as coisas, pera aí , não há dinheiro, já me tinha esquecido , a não ser que seja necessário comprar agulhetas e mangueiras , pois ,uam árvore custa bem mais que uma vida , e produz oxigenio para nós todos, eskeçam lá a cena do desencarceramento.
aquele abraço
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acidentes com encarcerados Empty Coisas a Corrigir

Mensagem  JOAO NUNES Seg 7 Abr 2008 - 14:52

Olá a todos... Cumprimento especial ao meu amigo Jota e Sialmeida (PROFISSIONAIS TAS E COMPANHEIROS)

Entrei neste forum pela primeira vez e deparo me com opniões, criticas, desejos, sonhos, enfim uma panoplia de sentimentos e acções verdadeiros que em muito nos enriquecem. As situações aqui descritas permitem nos tirar ilações sobre o que se passa na realidade ns nossos CB's que toda a gente sabe mas que teima em não querer ver.
As coisas que se estão a passar estão a deteriorar cada vez mais os PROFISSIONAIS que lutam diariamente por aquilo a que se propuseram: SALVAR VIDAS...

A vida de uma pessoa é muito mais importante do que qq incêndio, exercicio, fachadas e demonstração do que não é a realidade. Uma coisa vos peço colegas NÃO DESISTAM... Um dia havemos de conseguir (espero que não seja tarde demais)

Recados e Pecados:

Sialmeida: porta aberta no meu CB

JOta: Muito bem amigo, luta sempre por aquilo que és... Espero te um dia no Samanbaia!!!

Administrador: Pedia lhe uma maior divulgação deste blog, a ver se algumas pessoas o lêem. É que aqui a malta quer os Capitães de Abril nos CB's

Caros Colegas: SEMPRE O NOSSO LEMA EM PRIMEIRO... VIDA POR VIDA

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acidentes com encarcerados Empty aki vai

Mensagem  pedro loureiro Seg 7 Abr 2008 - 21:13

Caros colegas de curso Jota, Susana e Joao Nunes, akele abraço..
Em relação ao tema a minha opinião é que em 1º lugar a ambulancia deve ser sempre mas sempre a primeira a sair...porquê?? quantas vezes já nos deparamos com um alerta de um acidente em que dizem: ai e tal as pessoas estão dentro do carro não conseguem sair....o CODU assume isso como acidente com encarcerados....e ao chegarmos ao local deparamo-nos com as vitimas sem estarem encarceradas e apenas não conseguiram sair pelos seus proprios meios derivado aos ferimentos e circunstancias do acidente...isto acontece frequentemente e por esta razão a ambulancia deve ser sempre a primeira a sair... sabemos que a realidade em maior parte dos CB's é que à chegada a um acidente o socorrista pode ser um reles bombeiro de 3ª que percebe do assunto, mas quando chegam os tais capitaes de abril conforme o João diz, e que apenas têm lá os galoes nos ombros para enfeitar , eles assumem o protagonismo e ao mesmo tempo passam a mandar....é que nem seker o tal bombeiro de 3ª pode dar uma opinião pk só eles é que sabem...maus amigos isto tem que mudar e vai mudar ano menos ano...cmg não o fazem e ja deixei o meu adjunto a falar sozinho e fechei-lhe a porta da ambuancia na cara sem problemas nenhuns...felizmente pra mim era que a equipa que estava no VSAT estava consciente de que o que se estava a fazer antes dos "galoes" chegarem era o mais correcto e assim continuaram...fiz isso naquele dia e continuarei a fazê-lo sem problema nenhum...foi assim que me ensinaram a trabalhar e seguirei a mesma linha...
Vamos ser confiantes e deixá-los abrir os olhos por eles proprios...
PS: administrador, toca a divulgar mais este forum...
akele abraço

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acidentes com encarcerados Empty Re: acidentes com encarcerados

Mensagem  ADias Ter 15 Abr 2008 - 3:20

Jota o que interessa não é como o Bombeiro vai fardado mas sim o profissionalismo com que vai tratar a vitima!! Concordo que um Bombeiro deva ir fardado como manda o Regulamento (aliás nem gosto mt de ver um bombeiro mal fardado) mas quantos são aqueles que vão bem fardados e só fazem asneiras atrás de asneiras!! A vitima pode reparar se o Bombeiro vai bem ou mal fardado mas certamente reparará muito mais se está a ser bem tratada e cuidada... E aliás acho que é preferível ir só com um colete vermelho a dizer Bombeiros do que ir fardado numa ambulância dos Bombeiros tal como andam os TAE's do INEM.. Cada Instituição tem o seu fardamento, porquê misturar as coisas?!?!

Quanto ao tópico: A ambulância certamente será o primeiro meio a sair, até porque na realidade de quase todos os corpos de bombeiros não há pessoal suficiente para mandar sair todos os meios necessários para um Desencarceramento!! O ideal seria termos sempre equipas prontas a sair.. Talvez um dia!! Agora quanto ao reles bombeiro de 3ª.. Eu sou e também sou TAS e no que diz respeito a vitimas encarceradas, sou muito respeitada pelos meus colegas, mesmo os mais velhos.. É obvio que o bombeiro mais graduado é o COS, mas sempre que fui a um Desencarceramento a responsabilidade pela vítima era minha (a única que sempre tive que fazer era dar o ponto de situação ao COS)!! Não tenho razões de queixas nesse aspecto!! Respeitam-me por ser TAS! Acho que isto depende de pessoa para pessoa!! Há aqueles que se querem evidenciar por terem uns galões, mas também há aqueles que têm galões e que admitem que há menos graduados que podem ter mais conhecimentos que eles.. Isto é a realidade da minha Corporação!!

Sei que há muitos problemas, e também já passei por eles.. Mas também houve momentos em que tive de me impor!! E se calhar por isso, hoje em dia respeitam-me como TAS, independentemente de ser Bombeira de 3ª ou não..

E o que de uma vez por todas os Bombeiros têm que meter na cabeça, é que o que importa é a vítima e não os postos!! E humildade acima de tudo!!

ADias

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Mensagem  ADias Ter 15 Abr 2008 - 3:30

Ahhh e mais uma coisita... Quando João Nunes disse "É que aqui a malta quer os Capitães de Abril nos CB's" refere-se que quer alguém que crie a "Revolução" tal como fizeram os soldados revoltados no 25 de Abril e que Portugal acordou com a bela música "Grândola Vila Morena" porque "HÁ MOMENTOS EM QUE A ÚNICA SOLUÇÃO É DESOBEDECER." É preciso mostrar a insatisfação... Por isso o precisarmos de Capitães de Abril nos nossos CB's

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Mensagem  pedro loureiro Ter 15 Abr 2008 - 14:56

concordo que em primeiro lugar estão as vítimas do que os galões...até aí ponto....mas consegues mudar a mentalidade dessas pessoas???ainda por cima elas fazendo parte do comando???é complicado...temos que admitir que fomos nós bombeiros a originar todas as coisas de mal que se fazem e mais nada... de que vale existir uma revolução???as ovelhas ranhosas ficam lá sempre, e se saírem deixam os genes pra outros...um abraço

pedro loureiro

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acidentes com encarcerados Empty Re: acidentes com encarcerados

Mensagem  ADias Qua 16 Abr 2008 - 1:01

as ovelhas ranhosas ficam se as deixarem ficar.. e ainda bem k no meu comando n há dessas ovelhas ranhosas k tanto falas.. as coisas mudam e na minha corporação já mudaram e estão a mudar de dia para dia!!

ADias

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Mensagem  EAT Dom 20 Abr 2008 - 6:33

POR FAVOR NÃO FALEM DELES OK?

EAT

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Mensagem  roka Dom 20 Abr 2008 - 15:34

Pessoal.. Permitam me que discorde.. Hoje em dia ja existem viaturas de desencarceramento equipadas com material de 1ºs socorros,plano duro,o2,etc.. Tal como acontece no vsae do meu cb... Sou da opiniao que deve sempre avançar vsat ou vsae e absc nessa situaçao e a 1ª equipa a abordar devera ser a equipa de desencarceramento.. Como devem saber é essa equipa que no momento esta responsavel por avaliar as situaçoes de risco e fazer a 1ª abordagem a vitima (dispoe de um socorrista equipado para isso e para entrar na viatura em segurança) o que nao acontece com a EPH.. Posteriormente e efectuadas todas as acçoes necessarias por parte da equipa SD ai sim entra em trabalho a equipa PH,havendo um TAS no local deve ser ele o elemento responsavel pelo socorro e tecnica de remoçao da vitima pois é o elemento mais diferenciado!

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